Curador e Facilitador

José Carlos Santiago

(Doutor em Psicologia)
https://jcsantiago.biz
https://jcsantiago.net

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

Perna Curta

Dismetria dos membros inferiores

A perna curta é um dos problemas que muita gente tem mas a que não dá a devida importância. Os estudos mostram que cerca de 80 a 90% das pessoas têm uma perna mais curta do que a outra.

Muitos dos problemas que por vezes as pessoas têm e apresentam devem-se a uma perna mais curta. A perna curta pode criar problemas na bacia, problemas nos joelhos ou nos tornozelos, ou mesmo escolioses, problemas cervicais ou até mesmo problemas na Articulação Temporo Mandibular. Até mesmo o mau alinhamento dos dentes podem dever-se a uma perna curta ou a problemas na bacia.

Muitas das escolioses são falsas escolioses, uma vez que ela se deve a um desnivelamento da bacia ou a uma dismetria das pernas. Ou seja, nem todas as escolioses são escolioses verdadeiras pois por vezes elas são escolioses devido a disfunções estruturais que se corrigem trabalhando a fáscia.

E quando estudamos a Dislexia e a postura, verificamos que muitas das crianças com dislexia apresentam síndromas posturais, melhorando bastante quando essas alterações posturais são corrigidas.

A Dismetria dos membros inferiores, com encurtamento de um membro pode ser determinada através de Raios X que determinam qual o membro mais curto e onde esse encurtamento existe.

Por norma um bom osteopata pode verificar se a perna está na verdade curta ou se ela está curta devido a um problema na bacia, caso em que a perna curta é uma falsa perna curta.

Quando é um problema ao nível da bacia um osteopata pode corrigir o problema e dessa forma repor toda a normalidade.

Verdadeira perna curta

No caso da existência de uma perna curta verdadeira (quando o fémur ou a tíbia é mais curto), então ele poderá encaminhar para o médico para que seja feito um raio X milimétrico para determinar quantos milímetros deve ter o calço a colocar no sapato para corrigir o problema.

Esta costumam ser as opções usuais, ou pelo menos as soluções que as pessoas que se preocupam com a sua saúde acabam por usar.

No entanto usar um calço para o resto da vida não é confortável nem a solução ideal.

O ideal é corrigir o comprimento da perna (dismetria dos membros) e para isso pode-se pensar em usar a cirurgia. Esta pode ser uma opção para quem a quiser usar.

Mas, corrigir uma perna curta é possível sem recorrer à cirurgia.

Corrigir a dismetria do membro mais curto é possível sem recorrer à cirurgia.

Pode-se corrigir o comprimento da perna (sem cirurgia) caso encontre quem o saiba fazer.

Fazer crescer o osso curto é possível sem recorrer à cirurgia.

Sim, pode-se corrigir o comprimento de uma perna curta sem recorrer a cirurgia, caso encontre quem o saiba fazer.

Sim, leu bem: é possível corrigir uma perna curta ou um osso curto da perna. E sem cirurgias e sem complicações. E sem demorar muito tempo.

Eu vinha corrigindo pernas curtas (fémur e/ou tíbia) desde 2005 e fazendo essas demonstrações e correcções em público desde 2005 até 2008.

Em 2008 muita coisa mudou na minha vida e no meu trabalho.

Os resultados não dependem de mim mas sim de cada pessoa.

Uma parábola que ilustra isto muito bem é a seguinte:

O rei cansado de ver toda a gente procurando os conselhos do sábio ordenou que ele viesse até ele para o poder desmascarar publicamente.
Diz o rei para ele:"Tenho um pássaro na mão. Diz-me; ele está morto ou vivo?"
O sábio percebendo que fosse qual fosse a resposta, o resultado não dependia dele pois bastava o rei abrir a mão e o pássaro voava ou apertar a mão e ele morria, o sábio diz para o rei:
"Como quiserdes senhor".

Veja os videos da correcção de perna curta e correcção de bacia desnivelada.

Desta forma pode-se normalizar uma perna que toda a vida esteve curta.

Uma vez a perna curta corrigida, podemos então corrigir e eliminar muitos outros problemas que tinham origem nessa perna curta.

Os problemas que uma perna curta pode provocar podem ser mais que muitos e muito variados.

Uma perna curta pode estar na origem (ou agravar) de muitos problemas que aparentemente nada parecem a ter a ver com ela, como:

Uma falsa perna curta ou diferença postural (compensação postural) deve-se a problemas "musculares" ou problemas na fáscia ao longo do corpo. E nestes casos a solução passa por corrigir os problemas existentes na fáscia e ela por norma corrige muitas situações. Muitas das bacias desniveladas devem-se a problemas da fáscia que uma vez corrigidas, acabam por nivelar a bacia. E isto pode ser visto em alguns vídeos que eu tenho no youtube.

Já a perna curta verdadeira - quando a tíbia ou o fémur estão mais curtos por algum motivo - os especialistas dizem que precisa de um calço compensatório para equilibrar a bacia. No entanto, o que eu venho fazendo e demonstrando desde 2005 é que é possível corrigir essa dismetria verdadeira que existe nos membros. Apesar de fazer e explicar isso ao vivo e a cores desde 2005, sobretudo em trabalhos de grupo, eu tenho também aqui um vídeo, caso você deseje ver.

Uma perna curta é uma das razões pela qual muitas vezes com alguns (muitos) problemas só se obterem fracos resultados quer da fisioterapia, quer da medicina e das medicinas complementares.

Apesar dos bons tratamentos que as pessoas recebem na medicina, na fisioterapia e nas medicinas complementares, muitas situações não são analisadas nem corrigidas e dessa forma as pessoas não conseguem obter bons resultados dos tratamentos que efectuam.

Entender e corrigir as causas por detrás de muitos problemas de saúde do nosso dia a dia é a solução para que se façam tratamentos que resolvam as causas e não apenas que tratem os sintomas que as pessoas apresentam.

Mas, infelizmente este tipo de trabalho não se aprende em nenhuma formação nem em nenhuma escola nem faculdade.

Corrigir pernas curtas (dismetria da perna) é uma coisa que se aprende pela prática e pela experiência e sobretudo quando se tem muitos e variados conhecimentos.

Quando os conseguimos juntar e perceber que eles se complementam e que se completam ao invés de serem opostos como normalmente se aprende nas muitas formações, então sim, começamos a fazer aquilo que muitos e a ciência dizem ser impossível de conseguir.

Veja também: Perna, Desporto e Saúde


Os tratamentos que eu faço incluem várias terapias e abordagens sendo que a maior parte deles se baseiam na Libertação Miofascial em virtude da sua rapidez e eficiência.

Por norma os tratamentos podem ter uma duração de 1 a 3 horas de acordo com o tempo disponível e acordado com a pessoa.

Já em eventos de grupo presenciais o foco costuma ser os fatores emocionais e as limitações que a pessoa sente na sua vida e nas suas relações com os outros à sua volta.

Já quando a vida não anda e tudo parece dar errado, precisamos de saber mais acerca do Sucesso, Dinheiro e Prosperidade e libertar as razões dele não chegar até nós.

Torna-se assim importante compreender a diferença entre Estar Bem, SENTIR-SE BEM e Bem Estar permite-nos perceber como andamos enganados acerca de muitas das coisas que vivemos na nossa vida.

Por vezes pensamos que basta ter dinheiro e ir ao especialista e ele vai-nos vender SAÚDE e o BEM ESTAR quando na verdade isso não é possível. A Saúde e o Bem Estar têm a sua origem dentro de nós.

Muitas das situações que vivemos e que acontecem no nosso dia a dia são Heranças de Família e a Transgeracionalidade mostra e explica como elas actuam de modo inconsciente e sem a nossa percepção.

Eu ajudo as pessoas a lidarem com as suas Perdas, com o seu Luto e Depressão assim como a lidarem com as suas dores e dificuldades emocionais. De igual modo ajudo-as a ultrapassarem os seus sofrimentos e infortúnios da vida de modo que elas fiquem mais leves e tenham uma vida melhor.

Para libertar bloqueios e limitações ou factores emocionais eu faço uso das Constelações Familiares de Bert Hellinger de forma a permitir que o Amor e Luz Divina da pessoa sejam vistos e se espalhem por toda a sua família.

Resumindo, na maior parte das vezes precisamos de fazer trabalho físico e também trabalho emocional. E quando queremos resultados só temos de usar e aplicar aquilo que funciona e para isso precisamos de saber o que fazer para nos libertar e lidar com os nossos problemas e as nossas limitações.